Os hábitos dos consumidores seguem mudando. O público atual se beneficia cada vez mais das oportunidades do comércio e transações on-line. Os e-commerces e marketplaces, por exemplo, têm ganhado destaque e proporcionado diversas vantagens, como praticidade, variedade de produtos e preços atrativos.
Aqueles que têm buscado as melhores estratégias para adaptar ou alavancar sua marca na internet já se depararam com o marketplace. Esta modalidade aparece oferecendo uma alternativa para melhoria de desempenho das lojas na internet.
Uma das vantagens de vender em marketplaces é seu baixo investimento inicial. Como a estrutura já está pronta, não é preciso se preocupar em bancar com os custos da criação, hospedagem e divulgação do e-commerce.
Nesse caso, o próprio tráfego dos sites já garante o contato com o público por meio de mecanismos de busca e algoritmos. E aliado a uma estratégia de mídias sociais, o negócio só tem a crescer!
Entender perfeitamente todos os processos é essencial para empreendedores e gestores que cuidam da operação e do desenvolvimento do marketplace. Por isso, utilizar um sistema de gestão é fundamental.
Por que investir em um ERP?
Se em algum momento das vendas do marketplace você perde o controle, é porque falta um sistema que te dê visibilidade completa da operação. Nesse ponto, o ERP é fundamental para as lojas virtuais. Quando uma loja está no marketplace, por exemplo, ela consegue incorporar informações que já possui com a plataforma integradora.
Centraliza-se toda a operação do marketplace a partir do ERP. Primeiro, captura-se o pedido de venda, depois inclui-se os dados do cliente e, por fim, registra quais produtos foram comprados de forma automática.
Alguns sistemas ERP ainda oferecem um sistema de integração logística, responsável por agilizar as entregas através do fluxo de informações de venda até o momento da expedição de pedidos.
Faz parte do planejamento de vendas acompanhar os resultados com frequência para investir em melhorias, a fim de aumentar os números de seu negócio.
Para aqueles que utilizam vários canais de venda e marketplaces, um ERP completo é um grande contribuinte na elaboração de relatórios e, consequentemente, no controle de sistema e dados. Assim, os números necessários para análise são facilmente encontrados.
Como o ERP te apoia na gestão em marketplace?
A gestão da sua loja em um marketplace pode parecer fácil. No entanto, é preciso administrar desde as peças disponíveis em estoque e o preço de venda até os pedidos e a entrega ao consumidor. Depois disso, há os relatórios mensais, o acompanhamento das vendas, dos pedidos que devem ser feitos, dos custos e dos impostos.
Por isso, instalar um sistema de gestão para te apoiar no marketplace, como o ERP, garantirá que todas as suas operações sejam centralizadas e otimizadas em um mesmo espaço. Isso trará benefícios capazes de aumentar significativamente a procura pela sua marca.
Com a ONCLICK, por exemplo, você consegue integrar a gestão da sua loja aos marketplaces. Além disso, o sistema traz toda a estrutura necessária para facilitar a gestão de vendas e aumentar a performance do seu negócio.