Como deve ser o posicionamento da sua marca em períodos de crise?

Arriscar para colocar de pé um sonho empreendedor é uma tarefa árdua e passar por momentos de crise é um fator comum aos mais diversos negócios do país e do mundo. A história moderna do Brasil, por exemplo, já demonstrou diversos períodos de recessão econômica e alta desenfreada da inflação.

O avanço do novo coronavírus já é um retrato da situação de emergência em saúde global e também teve seus reflexos na área econômica. Nessa análise, saber direcionar o posicionamento da sua marca diante momentos de crise/turbulência é uma tarefa fundamental. Confira o post que preparamos sobre esse assunto a seguir. Vamos lá?

Qual a importância do posicionamento de marca?

Um ponto que poucos empresários conseguem aplicar com eficiência durante a gestão é exatamente transformar um negócio em uma marca conhecida. Você sabe quais são as diferenças entre esses dois modelos?

Pois bem, uma marca é o resultado de um processo de branding aplicado na empresa. Isso quer dizer que houve uma atenção especial em relação às imagens, ao atendimento, aos layouts, nomes e ideias associados ao negócio.

A adoção de uma gestão que considera esses pontos é o que tornará a empresa mais conhecida, desejada e positiva na mente dos seus clientes. E tudo isso demonstra como o posicionamento de marca é uma estratégia de primeira linha para quem pretende atravessar períodos de crises e impactos financeiros, como está acontecendo na atualidade por conta da pandemia do COVID-19.

Ou seja, é fundamental compreender que uma marca forte supera todos esses problemas com mais facilidade do que um negócio frágil. Considerando que a instabilidade financeira exerce impactos importantes no perfil de consumo, as pessoas tendem a ser mais criteriosas na hora de escolher os produtos para compra.

Quais as melhores dicas para se posicionar em momentos de crise?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como o posicionamento de marca é um ponto crucial para garantir a perpetuação de um negócio, vamos listar algumas dicas importantes. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

Seja transparente com seu consumidor

Transparência e idoneidade são os pontos de partida para qualquer relação comercial. Você sabe aqueles tópicos muito frisados pelas mais diversas empresas sobre missão e valores? É nesse momento que eles transcendem o papel e vão para a aplicabilidade prática.

Assim, as empresas precisam ter a verdade como ponto de partida para toda e qualquer ação. Realizar falsas promessas ou omitir informações relevantes a seus consumidores pode gerar a percepção de incoerência e desrespeito.

É preciso lembrar que os clientes são o ativo mais importante de todo e qualquer negócio. Afinal, eles são os responsáveis por fazerem girar toda a máquina empresarial. Por isso, principalmente em períodos de crise, é fundamental demonstrar o quanto a empresa está comprometida com seus princípios e valores.

Nesse sentido, fazer uso de um sistema de gestão ajuda na transparência da marca, afinal, sem uma boa gestão é mais difícil definir as melhores medidas e tomar as melhores decisões.

Adote medidas de impacto positivo para a sociedade

Adotar medidas socialmente responsáveis é uma prática que agrega muito valor à empresa, ao público impactado e aos consumidores.

Sabe-se que é dever das entidades públicas planejarem ações de cunho social. Entretanto, isso não exime as empresas de colaborarem com a criação de um ambiente social mais harmonioso, justo e com impactos relevantes.

É claro que devemos considerar que o período de crise acaba sendo um momento de muitas incertezas e dúvidas, mas, ainda assim, sua empresa pode adotar medidas que gerem reciprocidade.

Um exemplo disso é o caso de fabricantes de produtos sanitários e de higiene para casa, que tiveram suas vendas fortemente impactadas pela crise do coronavírus. Assim, muitas passaram a aproveitar a ociosidade das suas fábricas para produzir álcool em gel e distribuir às instituições de caridade, aos hospitais e à sociedade em geral.

Essa é apenas uma demonstração das mais diversas oportunidades existentes em exercer atitudes socialmente responsáveis. Com isso, toda a empresa, colaboradores e demais integrantes da sociedade podem ser beneficiados.

Garanta a consistências das suas ações

Ser consistente é o que faz com que as empresas alcancem cada vez mais espaço no seu mercado de atuação. O posicionamento de marca é fortemente impactado pela adoção de uma postura de continuidade das ações e das melhorias.

Foque em gerar conteúdos periodicamente e adotar medidas de forma regular para garantir que seu cliente esteja sempre por dentro das ações empresariais. Não esqueça de documentar todo o processo para gerar o máximo possível de impactos positivos aos seus consumidores. Pense nesse aspecto!

Combata a desinformação com a divulgação de conteúdos relevantes

Atualmente temos visto um crescimento explosivo das fake news, notícias falsas que acabam enganando muitas pessoas. Assim como foi dito que as empresas do século XXI precisam ter uma postura socialmente responsável, é preciso que elas combatam a disseminação de dados falsos.

Seus clientes são, antes de tudo, parceiros do seu empreendimento, por isso é primordial que haja um trabalho de conscientização e divulgação de informações de qualidade, afinal, a desinformação é um grande problema.

Uma forma de compartilhar conteúdos relevantes é adotar estratégias de captação de e-mails para disponibilizar e-books e newsletters gratuitamente. Assim, o cliente oferece um ponto de contato (e-mail ou telefone) para que fique sempre por dentro das novidades e materiais ofertados. Essa é, ainda, uma estratégia interessante para captar novos leads e convertê-los em clientes potenciais.

Ao longo do material, foi possível entender como o posicionamento de marca é um fator que não pode ficar de fora do radar de qualquer empresa. Sendo assim, fortalecer o seu negócio deve ser uma pauta de primeira necessidade.

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