Para entender as vantagens do CRM para uma empresa é importante conhecer o conceito por trás da ferramenta. A sigla CRM significa “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português).
A sua tradução facilita bastante o entendimento sobre o que é o software e como ele pode ser essencial para muitas marcas. A ferramenta, basicamente, é capaz de otimizar e facilitar processos, práticas e estratégias para que uma empresa consiga focar o seu público-alvo.
Para ajudar você a entender a importância do CRM para empresas, a seguir apresentaremos as vantagens da implementação. Continue com a gente e confira. Boa leitura!
Facilidade no treinamento e na formação de equipes
Uma das grandes dificuldades de muitas empresas é, sem dúvida, a formação de equipes. Reunir diferentes pessoas e criar grupos homogêneos demanda bastante treinamento e foco. Mas a participação de um CRM pode facilitar esse processo, tornando tudo mais dinâmico.
Na parte de treinamentos, as vantagens do CRM ficam por conta da alta capacidade de armazenamento de dados da ferramenta. É possível fazer um grande levantamento de histórico de processos e fluxos de trabalho e repassá-los em treinamentos e sessões de aperfeiçoamento para novos e antigos vendedores.
Assim, todos os colaboradores passam a ter um conhecimento nivelado, facilitando a interação no dia a dia e a realização das atividades, desde o atendimento ao cliente até o fechamento de vendas.
Esse benefício também é importante para que o consumidor não sinta diferenças na interação, independentemente do seu estágio de compras.
Capacidade de listar todos os registros de interações com o cliente
A mencionada alta capacidade de registro vai além do campo interno e teórico e traz benefícios também na questão prática. Em outras palavras, é essencial no relacionamento direto com o cliente.
Com o CRM armazenando registros de conversas entre empresa e cliente, o vendedor conta com informações relevantes todo o tempo, podendo recorrer ou reiniciar o diálogo de pontos específicos.
Essa é uma ótima maneira de dar maior fluidez na conversa e facilitar o fechamento de negociações em atendimentos mais demorados.
Ainda que seja algo possível de se realizar com planilhas e até anotações, a ideia de otimização produtiva fica em segundo plano. Com ferramentas mais antigas, os vendedores sempre correm o risco de perder ou desorganizar informações.
Fora isso, há uma limitação no armazenamento de dados, não sendo possível adicionar um número extenso de arquivos.
Com as vantagens do CRM tudo muda: as informações armazenadas oferecem uma visão ampla sobre os contatos, auxiliando os vendedores a identificar fatores que não seriam tão simples em outros cenários, por exemplo:
- qual a etapa do relacionamento o cliente se encontra;
- qual é a melhor oportunidade de negócio;
- qual produto ou serviço trabalhar.
A melhor parte é que, como os dados ficam centralizados em um único lugar, o software é capaz de listar todos os registros de sua interação com um contato — evitando desperdício de tempo e esforço.
Economia de tempo na hora de tomar decisões e fazer campanhas de prospecção de clientes
Criar planejamentos, estratégias, campanhas e executar prospecções de clientes são rotinas realmente cansativas e, por vezes, estressantes. Quando não se conta com ferramentas de apoio, que facilitam o trabalho, tudo fica mais difícil.
Por isso, muitas empresas não conseguem extrair os resultados esperados no final de suas estratégias. O tempo de elaboração das etapas demora muito mais que a execução em si. Devido à necessidade de extração e estudo de dados confiáveis, a lentidão é até de fácil entendimento.
A otimização com o CRM acontece justamente nesse ponto. Ao implementar a solução, a empresa passa a trabalhar com segmentação, separando os clientes de acordo com características específicas, tais como:
- tempo de relacionamento;
- necessidades diferentes;
- estágio da venda.
As informações sobre os usuários são centralizadas e utilizadas em tempo real por todos os líderes, facilitando a montagem das estratégias e diminuindo consideravelmente o tempo de preparação.
O resultado disso é que o maior esforço passa a ser aplicado nos estágios práticos, nos quais, geralmente, se exige maior investimento financeiro e de mão de obra.
Monitoramento em tempo real do desempenho da equipe de vendas
Outro fator preocupante em muitas empresas, principalmente nas de pequeno e médio porte, é a dificuldade de acompanhar o desempenho das equipes de vendas.
Como é comum muitos vendedores trabalharem de maneira externa, o gestor acaba não tendo como analisar os resultados diários de seus liderados, sendo possível apenas em relatórios semanais, quinzenais ou até mensais.
Por mais que as reuniões sejam importantes, não dá para tirar os colaboradores da rota repetitivamente. Essa dificuldade reflete também na tão essencial integração das equipes.
Mas com o CRM isso também é aperfeiçoado. Por meio do software, gestores, vendedores e equipes em geral podem acompanhar o andamento de propostas, número de vendas realizadas e solicitações em andamento, transformando de fato a comunicação entre os setores de marketing e o de vendas.
Aumento da satisfação dos clientes
Com estudos segmentados, funcionários mais preparados e ações direcionadas, a empresa terá como resultado clientes mais satisfeitos. Claro, em geral, toda iniciativa de qualquer marca é sempre melhorar a experiência do seu consumidor.
O grande ponto é que um CRM para empresas é direcionado quase exclusivamente para esse objetivo. Toda melhoria e otimização propostas pelo software permitem que uma organização melhore o atendimento, serviços e produtos para o seu consumidor.
É uma questão bastante simples: se o seu negócio passa a atender melhor e com mais qualidade, entendendo o que o seu cliente precisa, ele consegue fornecer uma experiência diferenciada no dia a dia.
Com a capacidade de armazenamento do CRM, essas informações diferenciadas poderão ser utilizadas para manter o nível de excelência e melhorar os pontos que ainda podem ser otimizados.
O fato é que a importância e as vantagens do CRM para empresas ultrapassam a questão tecnológica e permitem que as marcas se mantenham focadas no seu público. É uma ferramenta excelente para garantir a homogeneização das equipes de vendas e o aperfeiçoamento de setores que trabalham com a extração e estudo de dados valiosos.
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