A gestão de qualidade é uma ferramenta estratégica utilizada para ter uma visão geral de todos os sistemas e operações de uma empresa.
Em outras palavras, trata-se de um método que visa analisar e controlar os procedimentos organizacionais afim de alcançar os objetivos estabelecidos em um negócio.
Na prática, ele permite documentar atividades, desempenhos e resultados em todas as áreas — desde o estoque até as finanças e gestão de dados. Mas como esse processo é feito?
Para isso, as corporações utilizam softwares que facilitam a coordenação e o direcionamento de suas atividades no intuito de atender aos requisitos reguladores e de interesse dos clientes.
Assim, proporcionam a melhoria contínua de produtos e serviços em busca de garantir a satisfação dos consumidores por meio da eficácia e eficiência das operações internas.
Por que a gestão de qualidade pode fazer diferença em uma empresa?
Além do que já foi citado, adotar os métodos da gestão de qualidade é mais que necessário se uma empresa deseja superar impasses e se destacar no mercado.
Isso porque a busca constante de padrões elevados contribui na identificação de pontos fracos de uma organização e possibilita mudá-los, principalmente com o melhor desempenho dos profissionais, dos processos, dos produtos e do ambiente de trabalho como um todo.
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E isso, consequentemente, resulta em benefícios significativos de gestão na empresa. Entre eles, os principais estão:
Redução racional de custos
Com a promoção de um controle maior através de pesquisas e relatórios de desempenho, gastos desnecessários ou não urgentes são reduzidos, melhorando o aumento da rentabilidade do negócio.
Um exemplo é utilizar o software ERP em todas as áreas. Por meio dele, é possível analisar precisamente dados sobre fluxo de caixa, entradas e saídas, estoque, além de BackOffice e áreas satélites, contribuindo na melhoria da gestão de qualidade.
Padronização como benefício
Um sistema de gestão de qualidade deve seguir padrões específicos, o que assegura a organização na adoção das melhores práticas existentes e analisadas do mercado.
Sendo assim, a empresa se torna ainda mais competitiva, enquanto sua marca passa a ter mais valor. Afinal, ao seguir as normas rígidas de controle, os produtos aumentam seu valor agregado frente à concorrência.
Qualidade de serviço
Um dos objetivos da gestão da qualidade é garantir o padrão de excelência aos produtos. Ou seja, sua intenção é evitar que sejam comercializados itens diferentes e fora do padrão.
Logo, essa atividade garante o cuidado desde a aquisição da matéria-prima até a entrega final, evitando discrepâncias e mantendo a consistência em todo o processo.
Maior satisfação dos clientes
Se seguido à risca os tópicos mencionados, atender as exigências do consumidor se torna menos complicado, o que melhora não só a entrega de produtos e serviços, como também o relacionamento a longo prazo.
Afinal, o público-alvo tem a certeza de estar sempre adquirindo a mesma mercadoria e serviço, sem perda da qualidade.
Aumento da produtividade
Com processos e responsabilidades bem definidas, a produtividade aumenta significativamente.
Isso ocorre não apenas porque todos sabem exatamente como agir, mas porque as falhas tendem a diminuir. Logo, retrabalhos, paradas bruscas e desperdícios na produção deixam de fazer parte do cotidiano.
Desta forma, a empresa passa a produzir mais, com menor custo e reduzindo o tempo — ou seja, otimiza os processos como um todo, incluindo os resultados finais.
Veja, a seguir, exemplos de como a não adoção de uma estratégia de gestão de qualidade pode impactar a sua empresa:
- Modelos gerenciais ultrapassados;
- Processos lentos e padrões instáveis;
- Posturas e atitudes engessadas que não promovem a melhoria contínua;
- Falta de controle da matéria-prima;
- Má administração do estoque;
- Deficiência de transporte e logística;
- Venda de produtos fora do padrão estipulado.
Muitas dessas dificuldades passam a ser reparadas através da gestão da qualidade, uma vez que ela proporciona uma análise sistêmica que permite identificar pontos de melhoria.
Leia mais: Quais são os pilares da qualidade de gestão?
A adoção de uma estratégia de gestão de qualidade pode impactar diretamente a sobrevivência de uma organização, pois permite o melhor desenvolvimento e crescimento dos pilares essenciais para um bom funcionamento, com foco na qualidade sempre.
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