4 vantagens da integração do sistema ERP online com PDV

Você sabe quais são as principais vantagens da integração do sistema ERP on-line com PDV? Vale destacar que os sistemas de gestão empresarial proporcionam diversos benefícios para o varejo. Além disso, é importante lembrar que a integração entre tecnologias é uma das principais tendências que vivemos atualmente, e essa realidade não é diferente em relação ao ERP.

Muitos empreendedores podem pensar, inicialmente, que os sistemas de gestão empresarial são muito onerosos. No entanto, eles podem gerar vários retornos positivos e benefícios para as empresas. Vale destacar ainda que um bom gestor sempre busca ferramentas que visam otimizar os resultados das companhias, e o ERP faz parte desse contexto.

Quer saber mais sobre esse tema? Neste post explicaremos detalhadamente o que é ERP, o que é PDV e quais são as principais vantagens da integração do sistema ERP on-line com PDV. Acompanhe a seguir.

O que é PDV?

Antes de entender quais são as principais vantagens da integração do sistema ERP on-line com PDV, é importante compreender a definição dos dois conceitos. O PDV (ponto de venda) faz referência a um local no qual um determinado produto é exposto de maneira permanente, independentemente de sazonalidade ou de promoções que possam ser oferecidas.

O que é ERP?

Trata-se de uma sigla que significa Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial, traduzindo para o português. Essa é uma das principais ferramentas de gestão financeira nas empresas. Isso porque a plataforma possibilita a automatização dos procedimentos e a integração de várias áreas da companhia. Entre elas, estão as atividades ligadas às finanças, às vendas, à contabilidade, à logística, aos recursos humanos etc.

Quais são as principais vantagens da integração do sistema ERP on-line com PDV?

Agora que você já conhece os dois conceitos, chega-se o momento de abordar os principais pontos positivos da integração entre os dois sistemas. Esse procedimento pode parecer um pouco complexo inicialmente, mas trará muito retorno no futuro.

Entre os principais aspectos positivos da integração do sistema ERP on-line com PDV, estão o relacionamento do setor de vendas com o estoque e o financeiro, a melhor gestão de estoque, a otimização da administração financeira e fiscal e a maior segurança e estabilidade. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do post. Continue lendo!

1. Interligação do setor de vendas com o estoque e o financeiro

Vale destacar que o sistema PDV (Ponto de Venda) integrado ao estoque ajuda a otimizar a gestão da mercadoria. Isso porque, quando uma venda é feita, o estoque é atualizado automaticamente.

Essa prática é extremamente importante, pois ajuda na gestão de estoque, um dos principais aspectos para garantir a sobrevivência de um negócio. Dessa forma, evita-se desperdícios causados por excesso de algumas mercadorias e também é possível comprar, com mais frequência, os produtos mais requisitados pelos clientes. Assim, fica mais fácil aproveitar as oportunidades de venda.

2. Melhor gestão do estoque

Sem dúvida, a gestão dos estoques é uma das partes mais importantes para a saúde financeira de um empreendimento. Afinal, trata-se de um dos principais investimentos que as empresas fazem para conseguir vender os seus produtos. Não é por acaso que no caso das mercadorias, por exemplo, a contabilidade classifica esse investimento como “Custo de Mercadorias Vendidas”, pois é um gasto necessário para vender um determinado item.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a importância da gestão dos estoques? Bem, essa prática ajuda a evitar desperdícios. Por meio do controle feito sobre as mercadorias, é possível saber quais são as mais vendidas e em qual período.

Dessa forma, você poderá priorizar ou adquirir em maior volume os produtos que vendem mais. Com isso, ficará mais fácil ter um melhor aproveitamento dos recursos. Ou seja, evitando desperdícios, o seu negócio aproveitará as oportunidades de venda, ao disponibilizar os produtos que os clientes desejam comprar.

Vale destacar ainda que uma das principais vantagens da integração do sistema ERP on-line com PDV é que os produtos vendidos sofrem baixa imediata nos estoques. O contrário também acontece quando as mercadorias são devolvidas ou trocadas. Tudo ocorre de maneira automatizada, o que diminui o número de erros e contribui para otimizar a produtividade da sua empresa.

3. Otimização da gestão financeira e fiscal

Com a integração do sistema PDV ao módulo de controle financeiro do Sistema de Gestão Empresarial, é possível contabilizar as vendas feitas em tempo real. Da mesma maneira, os pagamentos recebidos (podem ser à vista ou a prazo) são atualizados de forma automática no sistema. Essa característica possibilita um melhor controle dos valores recebidos e a receber.

É importante ressaltar que a emissão das notas fiscais também é facilitada pelo PDV. Isso porque o próprio sistema se encarrega de fazer a transmissão das informações da venda ao departamento responsável pela emissão dos documentos, o que contribui para agilizar os procedimentos legais envolvidos no momento da transação.

4. Mais segurança e estabilidade

Quando se opta por um sistema PDV on-line, as empresas terão mais segurança nas informações. Isso porque os dados serão armazenados na nuvem, protegidos por criptografia (o que dificulta a ação dos invasores). Além disso, contam com uma política de backup. Ainda é possível que você escolha quais são as pessoas que terão acesso às informações, o que também garante uma maior segurança aos dados.

Outro aspecto positivo do sistema on-line é que, diferentemente das versões instaladas diretamente no hardware, essa versão é menos propensa a falhas ou travamentos que possam comprometer ou dificultar o atendimento ao consumidor. Isso evita a formação de longas filas na sua loja e desgastes desnecessários na relação com o cliente, bem como garante um atendimento ágil no processo de vendas.

Como vimos, a integração do sistema ERP on-line com PDV oferece várias praticidades e vantagens aos negócios. Considerando as questões abordadas neste artigo, vale muito a pena investir nessa prática.

Você está com alguma dúvida em relação às principais vantagens do sistema ERP on-line com PDV? Então, entre já em contato conosco. Estamos dispostos a esclarecer os seus questionamentos sobre o assunto. Será um grande prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *