Você sabe quais são as principais métricas de e-commerce? A gestão de um negócio online apresenta características distintas, isso porque a concorrência nesse ambiente tende a ser maior. Por isso, é necessário analisar as ações desenvolvidas nas empresas e pensar em ideias que possam diferenciar dos concorrentes. Agindo dessa maneira, há grandes probabilidades de a companhia ganhar destaque no mercado.
As métricas destinadas às lojas virtuais ajudam as organizações a verificar se os resultados esperados estão sendo alcançados ou não, a monitorar as ações implementadas em cada departamento, observar o comportamento dos consumidores e outras situações.
Realmente elas são muito importantes para as empresas que investem no comércio virtual, não é mesmo? Pensando nisso, neste post explicaremos o que são essas métricas, detalharemos quais são os principais índices utilizados no e-commerce e a importância de cada um. Acompanhe!
O que são as métricas de e-commerce?
Tratam-se de resultados, sendo numéricos ou não, que as companhias apresentam. Isso vale para diferentes setores, inclusive o e-commerce. Esses índices demonstram a performance da empresa em diferentes segmentos. Entre eles, estão vendas, marketing, recursos humanos, finanças etc.
Existem muitos índices disponíveis e é muito importante saber selecionar aqueles que mais se relacionam com seu negócio. Comentaremos sobre os principais índices para você conseguir aplicá-los com metodologias específicas de lojas virtuais e, dessa maneira, otimizar o seu tempo ao usá-los com o intuito de medir e analisar os principais dados.
Qual é a importância das métricas de e-commerce?
Primeiramente, as métricas se relacionam diretamente com o desempenho das empresas. Isso, porque elas demonstram, por meio dos dados, se os resultados obtidos em diversos departamentos são satisfatórios ou não. Esse controle ajuda a manter o crescimento e a aumentar os lucros da companhia. Por isso, avaliá-las é uma das tarefas mais importantes do negócio.
Além disso, por meio desses índices fica mais fácil prever qual será o futuro de um negócio. Com essas informações, os gestores conseguem determinar com mais facilidade as medidas a serem tomadas com a intenção de promover o crescimento do negócio e alcançar os objetivos da loja virtual.
Vale destacar ainda que os dados fornecidos ajudam as empresas a tomar decisões mais seguras e, assim, aumentar as chances de sucesso. Dessa maneira, será possível direcionar os esforços em ações com mais probabilidades de apresentar bons resultados.
Outra vantagem proporcionada pelas métricas é que elas também fornecem informações do seu público. Por meio dos procedimentos de compra dos clientes, você entenderá como se comporta a sua audiência. Dessa maneira, será possível direcionar ações que possam aumentar o engajamento e, assim, garantir uma maior conversão de visitantes às lojas virtuais.
Quais são as principais métricas de e-commerce?
Elas apresentam características distintas e medem aspectos diferentes, mas igualmente relevantes ao seu negócio. Entre essas métricas estão a taxa de conversão, a quantidade média de produtos, a receita e o ticket médio. Abordaremos sobre esses índices detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!
1. Taxa de conversão
Esse índice representa quantos internautas da sua loja virtual estão efetivamente consumindo um produto ou serviço. Dessa maneira, quanto maior a taxa, melhor, pois isso significa que mais clientes são atraídos pelo e-commerce. Vale destacar que essa métrica pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:
(Número de visitantes que fazem uma ação / número de visitantes) x 100
Usando a fórmula, você saberá a porcentagem de internautas que compraram um produto. Caso essa taxa esteja baixa, é necessário pensar sobre o porquê disso estar acontecendo, afinal, alguns fatores podem influenciar de forma conjunta. Dentre eles, estão a dificuldade no processo de pagamento, a falta de clareza na descrição das mercadorias e a atração de público inexato para o e-commerce.
2. Quantidade média de produtos
Por meio desse indicador é possível entender quantos produtos cada internauta compra no seu site. Considerando essa característica, o índice também demonstra o perfil do consumidor do e-commerce e, por isso, ajuda a sua empresa a direcionar a comunicação com o intuito de promover uma aproximação e engajamento mais eficiente com os clientes.
3. Receita
Sem dúvida alguma essa é a métrica mais importante ao e-commerce. Isso, porque ela demonstra a arrecadação da sua loja virtual em um determinado período. Vale destacar que as receitas que são responsáveis por custear as atividades que contribuem para o crescimento do seu negócio. Entre elas estão a aquisição de equipamentos, contratação de funcionários, desenvolvimento de campanhas de marketing etc.
É importante destacar que sem receita fica inviável manter um negócio funcionando, e essa realidade não é diferente em relação aos e-commerces. Isso, porque sem receita as lojas virtuais apresentarão prejuízos e não será possível garantir a continuidade da atividade, sendo obrigado fechar as portas.
4. Ticket médio
Esse índice faz referência ao valor médio de compra que os consumidores gastam em uma loja virtual. Não é segredo para ninguém que, no departamento de vendas, é possível saber quantos clientes é preciso conquistar para bater a meta em cada mês. Esse número é determinado por meio dessa métrica.
Pela determinação do gasto médio por parte de cada consumidor, é possível fazer a estimativa do número mínimo de clientes que a loja precisa. Essa quantia é importante para que a empresa garanta a continuidade das atividades e continue lucrando.
Vale destacar que o ticket médio pode ser calculado e determinado por meio da seguinte fórmula:
Ticket médio = quantia arrecadada em vendas (R$) / número de vendas
Caso um determinado cliente, por exemplo, tenha feito 10 compras e gastou R$1.000,00, o ticket médio é de R$100,00. Isso significa que o indivíduo gastou, em média, R$100,00 pela aquisição de cada produto ou serviço.
As métricas de e-commerce são fundamentais para medir e analisar a situação da empresa. Elas fornecem dados relevantes. Entre eles, estão o comportamento dos clientes, as receitas das companhias etc. Considerando isso, vale muito a pena se dedicar para analisar esses índices.
Agora que já sabe quais são as métricas de e-commerce, conheça as principais tendências de liderança e veja como você pode engajar melhor os funcionários da sua empresa na busca por melhores resultados.