Em tempos de acirrada competitividade, o controle apurado do fluxo de informações de uma empresa tornou-se uma condição indispensável para ter uma performance bem-sucedida. Nos ambientes digitais, em que os dados fluem em grande volume e intensidade, contar com o apoio de ferramentas como um ERP para loja virtual pode não apenas facilitar a vida dos gestores, mas também promover um crescimento sólido e escalável para a empresa.
Ainda por fora dessa tecnologia? Neste post, você vai conhecer as principais vantagens de implementar um ERP que integra loja física e virtual no seu negócio. Siga a leitura e confira!
O que é o ERP para loja virtual?
O termo ERP diz respeito à abreviação do termo Enterprise Resource Planning, também conhecida no português como Planejamento dos Recursos da Empresa. Em termos práticos, podemos conceituar o ERP como um sistema de gestão inteligente, um software que automatiza e reúne as informações do negócio em um único lugar.
Dessa forma, podemos dizer que o ERP tem a função de facilitar o gerenciamento das atividades de uma organização, bem como a comunicação entre setores — dessa forma, a instituição otimiza tempo e fica menos exposta a erros.
Com relação ao ERP para loja virtual, de acordo com Enio Ciappa, diretor comercial da ONCLICK, além das movimentações que envolvem a operação desse tipo de comércio, como emissão das notas fiscais e etiquetas de envio, o principal fator que um ERP para loja virtual deve atender é o controle de estoque.
“A integração entre o estoque da plataforma de e-commerce e do ERP não pode conter falhas, pois uma movimentação não computada da maneira correta acarreta um descontentamento por parte do cliente e prejudica a reputação da loja virtual”, afirma Enio.
Outras funções essenciais da ferramenta são a atualização de status dos pedidos, do estoque, dos preços e agendamento de promoções. Enfim, ela permite que se tenha uma visão mais ampla e real sobre o negócio.
Nesse contexto, ainda vale observar o fluxo do e-commerce, que independentemente do tamanho da empresa, segue sempre o mesmo processo.
Como ele facilita o dia a dia de uma loja virtual?
As funções operacionais e que tomariam muito tempo, seja na loja física ou na loja virtual, são facilmente automatizadas por um ERP. Para loja virtual, podemos lembrar da emissão de notas fiscais em lote e até mesmo emissão automática de etiquetas de envio. Já na loja física, a otimização de recursos e tempo faz com que um ERP integrado seja um ótimo investimento.
Com a automação, tanto no ambiente físico quanto no virtual, os processos ganham agilidade e independem de intervenção humana. Reduz-se, assim, as possibilidades de erro no controle das atividades, além de ser possível eliminar gargalos no seu orçamento.
Nesse contexto, também é importante destacar que os relatórios gerenciais extraídos do ERP favorecem a tomada de decisões acertadas e ajudam os gestores no planejamento dos negócios.
Qual é a sua diferença para um ERP tradicional?
A grande diferença da tecnologia moderna para um ERP tradicional é justamente a capacidade de integração entre as dimensões física e virtual, sem que haja perda da qualidade do serviço ou da credibilidade dos seus procedimentos.
O ERP para loja virtual é projetado para atender as demandas de operações de uma loja virtual de maior porte e uma loja física que tenha um fluxo de vendas alto. Com isso, mais do que a segurança necessária nas operações dos grandes players, ele também vai proporcionar um crescimento acelerado às lojas de pequeno porte.
Nesse cenário, um dos principais diferenciais é a preocupação com a Gestão de Estoque — contar com um controle único de estoque, que atenda tanto às demandas da loja física quanto às da loja virtual. Ciappa ressalta que “vender apenas o que tem disponível evita quebra ou ruptura da gestão”.
Outra vantagem dessa tecnologia é a capacidade de tratar o cliente como único, independentemente da sua origem — loja virtual e física. O ERP segue o conceito Omnichanel, por isso permite que a empresa conheça seus clientes com um alto grau de personalização.
Como funcionam as integrações?
Segundo Enio, as integrações entre o ERP da loja virtual e da loja física acontecem de duas maneiras: via API ou via Web Services. “A primeira delas tem uma interface de comunicação entre as partes integradas, o que possibilita o consumo dos serviços de ambas. Já na segunda, a interface é disponibilizada via rede, geralmente HTTP.”
No fim das contas, ambas proporcionam o mesmo nível de segurança e rapidez nas operações. Trata-se de uma escolha muito específica de cada organização.
O que é backoffice para e-commerce?
O backoffice é tudo que acontece por trás de um processo de venda no e-commerce, isto é, todas as operações internas executadas após o cliente finalizar a sua compra no carrinho. São os processamentos fundamentais para a fluidez nas atividades internas de uma loja virtual, uma série de etapas a que os clientes não têm acesso.
Dessa forma, podemos dizer que o backoffice envolve as ações de quase todos os setores da empresa, como faturamento, estoque, logística. O objetivo é que oferecer maior eficiência no processamento dos pedidos, com a entrega das mercadorias certas dentro do prazo inicialmente estipulado.
Quais são os diferenciais da ONCLICK?
A ONCLICK é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções completas para melhorar a gestão da sua empresa. Sua missão é auxiliar no aperfeiçoamento por meio das inovações tecnológicas.
As soluções disponibilizadas pela empresa tem integração com plataformas de e-commerce, marketplaces, consulta de crédito, operadores logísticos. Além disso, a empresa apresenta soluções específicas para diferentes tipos de segmento, dentre eles:
- e-commerce;
- varejo;
- saúde;
- indústria;
- serviços;
- distribuidores.
O ERP para loja virtual é um investimento que gera inúmeros benefícios aos processos de uma empresa. E diante da complexidade das operações do comércio eletrônico, podemos dizer que é praticamente impossível que esse tipo de negócio sobreviva sem o auxílio de tal tecnologia. Uma boa ferramenta de ERP é moldada para acompanhar as necessidades de crescimento da empresa e, se preciso, conectar com eficiência os ambientes físico e virtual.
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