Os negócios na internet já são uma realidade para muitos empreendedores. O mercado de lojas virtuais cresce em um ritmo exponencial, e tudo isso provoca mudanças consideráveis nos modelos de negócios. Esse novo cenário é uma consequência direta das inovações tecnológicas. Logo, contar com uma consultoria para e-commerce pode ser uma opção interessante.
Vender produtos e serviços pela internet não é uma tarefa simples. É preciso ter uma estratégia de e-commerce bem definida e alinhada com os seus interesses e com as expectativas dos seus clientes. Ficou interessado no assunto? Então, confira, agora, os principais detalhes que você precisa conhecer antes de contratar uma consultoria para e-commerce. Boa leitura!
O que é uma consultoria?
Antes de explorarmos as vantagens de uma consultoria para e-commerce, precisamos entender como funciona o uso dos serviços de um consultor. Trata-se do contato com um especialista para diagnosticar e propor soluções para um nicho de mercado. A ideia, aqui, é pegar a visão de um profissional de fora e enxergar maneiras de agregar valor ao seu negócio.
O serviço de consultoria é uma intervenção confiável, intencional e direcionada. Quanto mais transparência, compartilhamento de informações e dados consistentes, melhor. Com isso, consegue-se repassar conhecimentos e criar uma inteligência coletiva. O grande objetivo do consultor externo é alavancar o desempenho do seu negócio.
Vale lembrar que os consultores especialistas não fazem parte da rotina da sua empresa. Assim, a visão deles deve ser a mais neutra possível. Muitos dos insights e das dicas do consultor podem ter base nas ideias do growth hacking, uma área interessante de ser explorada. Veja, agora, mais detalhes sobre a consultoria para e-commerce e como aplicá-la na sua loja.
O que é uma consultoria para e-commerce?
Consiste em um serviço do consultor mais específico e estruturado para o contexto das lojas virtuais. A ideia, aqui, é aumentar as vendas, fidelizar clientes e otimizar os custos do e-commerce. Desse modo, é possível otimizar rotinas, evitar erros operacionais e redesenhar os processos de negócios. Todas essas ações são sistemáticas e podem criar um caminho mais consistente, previsível e seguro para o seu empreendimento.
A experiência dos consultores especializados em e-commerce evita esforços com estratégias ineficazes e sem resultados expressivos. Assim, cria-se mais tempo livre para as demandas críticas da sua loja virtual. Por meio de checklists e pesquisas de opinião, é viável identificar quais são os produtos e serviços com mais possibilidades de retorno e de vendas recorrentes. Conheça, agora, os benefícios desse tipo de consultoria.
Direcionamento para as ações
Os consultores especializados em lojas virtuais contam com vários anos de experiência no mercado. São profissionais muito requisitados que podem gerar ideias interessantes para o seu negócio. Essa ajuda externa consegue direcionar melhor as ações e estratégias do seu comércio eletrônico sem gerar custos e riscos desnecessários.
A consultoria para e-commerce é um serviço muito específico que envolve conhecimentos sobre gestão de dados e direitos do consumidor. Logo, contar com essa parceria de fora é uma maneira de acelerar os resultados da sua loja e ainda se especializar em temas pouco explorados pelo mercado. Vale lembrar também que essas ações direcionadas são resultados de uma vivência de vários ramos com lojas virtuais.
Otimização dos investimentos
O consultor externo é um ator que não viveu intensamente os problemas e sucessos da sua loja. Com isso, ele tem uma visão mais neutra e objetiva das possibilidades de um comércio eletrônico. Esse mindset mais neutro pode contribuir bastante para a otimização dos investimentos das lojas virtuais. Trata-se de uma estratégia direcionada e validada pelos resultados satisfatórios das experiências com outros clientes.
Nesse sentido, aplicar os conhecimentos sobre automação de processos pode ser interessante. O objetivo é pensar em investimentos que melhorem a renda passiva do seu negócio sem deixar de lado os riscos e as volatilidades do mercado e da economia como um todo. Assim, consegue-se analisar a viabilidade de investir em novos talentos, softwares sob medida, mentorias e treinamentos.
Embasamento para resultados
O e-commerce brasileiro é uma área em franca expansão e com possibilidades para empreendedores de diversos ramos de negócio. Nesse caso, a opinião do consultor especialista pode embasar melhor as decisões difíceis e as críticas para o futuro da sua loja virtual. Essa é uma ação interessante, principalmente, quando estamos diante daquelas demandas atípicas e imprevisíveis.
A gestão financeira é uma área crucial para qualquer tipo de negócio. Por isso, contar com o apoio de um consultor em comércio eletrônico pode ajudá-lo na criação de soluções, produtos e serviços ainda não explorados e com melhores potenciais de retorno. Vale lembrar que esse contato mais direto também pode viabilizar parcerias no futuro.
Acesso a conhecimentos sobre campanhas
Os conhecimentos teóricos e aplicados sobre campanhas são essenciais para quem quer vender na internet. Esse background pode ajudá-lo muito nas estratégias de marketing da sua loja. Não basta apenas criar um anúncio e esperar por resultados melhores. É preciso estudar os interesses do seu público, detalhar melhor as descrições dos produtos e testar as ideias de copy para as páginas de vendas.
O consultor em e-commerce é o profissional mais indicado para esse tipo de situação. Por atuar em várias frentes do mercado virtual, ele consegue vislumbrar estratégias de vendas mais efetivas. Além disso, essa consultoria externa vai permitir que você gaste apenas com o essencial quando pensar em campanhas de venda online.
Resultados 24 horas por dia
Sim, isso é possível quando você cria um negócio virtual. Essa é uma tarefa um pouco mais árdua, mas que pode ser o diferencial dos empreendedores que investem em e-commerce. Por ser uma loja online, é possível se aproximar dos clientes de uma maneira mais rápida, direcionada e eficaz. Isso reforça a importância do apoio de um consultor externo.
Nesse caso, a consultoria para e-commerce é uma maneira de aplicar os conhecimentos sobre gestão da informação de acordo com a realidade e com os gargalos da sua loja. Ao aproveitar os benefícios da internet, você pode identificar quais são os melhores horários, dias da semana e datas para vender aqueles produtos de maior ticket. Esse esforço conjunto também contribui para melhores taxas de conversão como um todo.
Diante desse contexto, contratar uma consultoria para e-commerce pode ser uma solução interessante. Entretanto, algumas questões devem ser avaliadas com calma, como o nicho da loja virtual, a segmentação de público, os serviços oferecidos, o nível de engajamento, a usabilidade do site, a experiência de mercado e o preço médio dos produtos.
Enfim, esses são alguns dos benefícios de investir em uma consultoria para e-commerce. Você pode perceber que não existe uma receita de bolo para melhores vendas. Essa é uma demanda trabalhosa e cheia de detalhes, mas que pode gerar mais previsibilidade e consistência para os resultados da sua loja virtual.
Muito bem, agora, você já conhece as principais informações para investir em uma consultoria para e-commerce. Gostou do artigo? Então, entre em contato com a ONCLICK e veja como podemos ajudá-lo com soluções personalizadas para o seu negócio.