O que é e como fazer o tracking de pedidos da sua loja

O consumidor de hoje é informado e procura os serviços que ofereçam um processo transparente e confiável. Não saber o que aconteceu com o produto ou não recebê-lo na data estimada são experiências negativas que podem levar o cliente a escolher outra loja em detrimento da sua. Isso porque acompanhar o status da entrega é um requisito que vai fazer com que o comprador fique mais confortável em comprar com você. 

Por isso, ter uma logística interna robusta, informativa e de acesso simples tem sido um ponto estratégico para quem deseja ampliar os negócios no mundo online. E, para transmitir essa confiabilidade, é necessário ter uma cadeia logística efetiva que dê ao gestor o controle de todos os processos.

O tracking de pedidos é uma forma eficiente de monitorar todas as etapas da venda de um produto para, então, tomar as medidas necessárias que asseguram uma entrega eficiente. 

O que é e como funciona tracking de pedidos?

O tracking é uma forma de acompanhar dados dos pedidos rastreados ou monitorados por pessoas físicas, bem como por sites ou lojas virtuais. Tudo em tempo real, de forma rápida e centralizada, a partir de sistemas de gestão, rastreamento e monitoramento.

Quais são as vantagens e como fazer o tracking de pedidos?

  1. Sistema personalizado


Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande. O tracking de pedidos é uma metodologia que utiliza um ou mais sistemas para o gerenciamento de pedidos, compartilhando os processos com outros que sejam relevantes para o seu negócio, como sites, lojas virtuais ou contato direto com o cliente contratante.

Consequentemente, para atender de forma personalizada a demanda de cada empresa, é fundamental a aplicação dos APIs.

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseados na Web.

O API permite a inclusão de diversas ocorrências que servem para diferenciar as fases já executadas das não executadas, sendo possível, assim, apresentar a data prevista e data de realização de cada um dos procedimentos. Dessa forma, você fica a par de todos os processos de forma personalizada, independentemente do porte da empresa. 

  1. Prevenção de problemas

Como citamos acima, os APIs colaboram para o controle de etapas. E se dissermos que você ainda pode impulsionar esse controle de cada área com a integração delas? Quanto mais integrados forem seus processos, mais assertivo será seu resultado.

Por isso, buscar soluções que componham o seu sistema com o do seu parceiro de entregas é uma ótima maneira de verificar se tudo está indo bem. Isso porque ela viabiliza a identificação de pedidos que estejam atrasados ou que apresentem alguma incoerência nas entregas. 

Além de ser útil, a integração não sai cara. Investir em tecnologia integrada e capacitar os seus colaboradores para oferecer excelência em tracking de entregas é uma ação razoavelmente simples e de baixo custo. 

Em suma, a integração facilita no controle operacional, por possibilitar uma visão antecipada das etapas e permitindo, consequentemente, prever e tomar medidas necessárias para diminuir os impactos e até reverter possíveis intercorrências. 

  1. Transparência

Com o tracking, o cliente pode acompanhar o trajeto do transporte e ter a certeza de que tudo está indo conforme previsto. 

Assim, a empresa mostra de forma transparente o que está fazendo para garantir que essa expectativa do comprador seja atendida no menor prazo possível.

Mas, na prática, quais sistemas escolher para aplicar o tracking de pedidos?

Para realizar o rastreamento do ciclo do pedido até a entrega no cliente final, utiliza-se mais de um sistema, de acordo com cada área da empresa. Os principais são:

  • RPA – Tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software;
  • WMS – Gestão operacional de estoque;
  • TMS – Gestão operacional de transporte;
  • MRP – Planejamento de recursos de manufatura;
  • ERP – Sistema integrado de gestão empresarial.

Aplicar os sistemas pode ser uma tarefa cansativa se não houver um conhecimento de cada um deles.

Por isso, conte com a ONCLICK na gestão do seu commerce e os nossos demais parceiros nas tecnologias complementares. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *