Você sabe o que é um marketplace de nicho e qual sua importância para as empresas? A segmentação é um processo essencial para diversos modelos de negócio. Isso possibilita uma comunicação mais direta com o público-alvo, além de maximizar os esforços na hora de captar e reter clientes.
Dessa forma, criar um marketplace de nicho é a melhor estratégia na hora de escalar um negócio mais rapidamente. Isso acontece porque focar em atender a uma fatia do mercado pouco explorada muitas vezes é bastante lucrativo para as empresas.
Pensando nisso, explicamos, neste texto, a importância de um marketplace de nicho e as melhores estratégias para você começar a segmentar seu negócio!
Qual a importância do marketplace de nicho?
A criação de um marketplace de nicho é uma ótima estratégia para expandir sua marca. Assim, em vez de abraçar diversos segmentos que provavelmente já são dominados por grandes players, é possível direcionar seus esforços a um mercado específico.
A especialização é a melhor forma de ter uma comunicação mais efetiva com seu público, impactando menos pessoas, com foco em resolver um problema específico. Porém, seus esforços serão muito mais eficazes, já que você se comunicará diretamente com potenciais consumidores que podem ver uma solução para seus problemas em seus produtos e serviços.
Além disso, existe uma série de outros benefícios que o marketplace de nicho pode trazer para as empresas.
Plano de marketing mais efetivo
Trabalhar com um segmento específico do mercado é a melhor forma de você garantir uma comunicação mais eficiente com seu público. Assim, suas campanhas de marketing passam a ter maior aproximação com a linguagem, necessidades e dores das suas personas.
Isso possibilita se relacionar diretamente com potenciais clientes para sua empresa, destacando os principais pontos dos seus produtos e serviços e como eles podem solucionar os problemas do seu público.
Menos concorrência
Quanto mais amplo for seu mercado de atuação, maior vai ser o número de empresas disputando clientes. Por isso, ao optar por um marketplace de nicho, além de se especializar em um segmento, você passa a atender um mercado pouco explorado e insatisfeito.
Isso significa que é possível direcionar seus esforços para solucionar os problemas dessa audiência e possibilitar maior engajamento e fidelização dos seus consumidores. Além disso, é possível reduzir custos com marketing digital, já que a concorrência com grandes players é menor, possibilitando investimentos menores para alcançar o público.
Preços mais vantajosos
Com sua empresa atuando em um nicho específico, é possível conquistar seu público ao oferecer preços mais vantajosos para que eles consumam seus produtos e serviços. Como o mercado de atuação é pouco ou nada explorado, você é quem dita os valores.
Mesmo que atuar em um segmento específico signifique ter o número de vendas reduzido, é possível obter grandes lucros ao dominar essa fatia de mercado.
Mais qualidade
Segmentar sua atuação no mercado permite compreender melhor as necessidades da sua audiência. Assim, é possível oferecer um atendimento exclusivo e de qualidade. Em meio a um cenário em que a experiência do consumidor é um ponto decisivo na hora de vender, ser capaz de disponibilizar soluções únicas e personalizadas é a melhor forma de potencializar seus resultados.
Maior facilidade de fechar parcerias estratégicas
Ao se aprofundar em um mercado de atuação, é possível entender melhor como diferenciar um bom parceiro de negócios, capaz de potencializar seus resultados. Assim, você evita perder tempo e esforços negociando com um parceiro ruim, que não irá acrescentar nenhum valor aos seus produtos e serviços.
Quais estratégias usar para criar um marketplace de nicho?
Agora que você entendeu a importância de um marketplace de nicho, vamos apresentar algumas estratégias para que você consiga segmentar melhor seu negócio.
Pesquise
Ter um foco específico é a melhor forma de administrar uma operação mais enxuta e, ao mesmo tempo, se destacar junto a uma audiência segmentada. Por isso, a etapa de pesquisa é muito importante.
Dessa forma, você pode utilizar o Google Trends para analisar os volumes de busca mais relevantes para sua ideia. Assim, se seu marketplace é focado em aparelhos celulares, por exemplo, a melhor opção seria buscar por palavras-chave como “smartphones lançamentos” ou “acessórios para celular” e estudar como é o volume de buscas mensais para elas.
Com isso, você pode ter uma visão mais ampla em relação à oferta e a demanda desse segmento. É importante ressaltar que, quanto maior for a oferta disponível, menor é a demanda.
Conheça seu segmento e seu negócio
Entender os pontos fortes e fracos do seu nicho é a melhor forma de administrar um negócio. Portanto, comece se perguntando alguns pontos que podem ajudar na hora de estudar o segmento que pretende atuar, como:
- quais consumidores pretende atingir?;
- como seus produtos e serviços podem solucionar os problemas da sua persona?;
- qual a melhor forma de se comunicar com seu público?.
Com isso em mente, é possível ir para a próxima etapa e avaliar se sua empresa tem uma estrutura financeira necessária para investir nesse segmento estudado.
Fase de testes
Aqui, é necessária a criação de um MVP (produto mínimo viável). Ele funciona como uma versão inicial dos seus planos, porém, sem muitos investimentos. Com isso pronto, comece os testes apresentando sua ideia para o público que pretende atingir.
Dessa forma, é possível criar uma versão gratuita do seu marketplace, com o objetivo de analisar o comportamento dos usuários e coletar feedbacks. Assim, é possível gerar insights valiosos que vão auxiliar a expandir sua marca.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a importância de um marketplace de nicho. É importante lembrar que a segmentação é essencial para o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, valorizar a experiência dos clientes é a melhor maneira de fidelizar seu público e otimizar seus resultados.
Gostou de conhecer a importância do marketplace de nicho? Então, aproveite para entender a razão que eles vêm ganhando cada vez mais a confiança do público brasileiro!