A transformação digital provocou mudanças consideráveis na operacionalização dos modelos de negócios. Os ecossistemas de inovação são ambientes complexos que envolvem a atuação integrada de partes interessadas, tecnologias de processamento de dados, processos, rotinas e profissionais de várias áreas do conhecimento. Nesse contexto, cabe destacar o papel cada vez mais importante do investidor anjo.
Não basta ter uma boa ideia e um plano de ações. É preciso encontrar interessados em investir capital, esforços e tempo nos seus projetos para que o seu empreendimento crie vida e se torne autossustentável. Entender sobre gestão de notas fiscais, automação de processos e experiência de compra pode ajudar na competitividade da sua empresa no mercado.
Continue a leitura do artigo e veja como conseguir um investidor anjo para o seu negócio!
O que é um investidor anjo?
Trata-se de uma parte interessada que pode ajudar financeiramente na alavancagem de um negócio e ainda agregar conhecimentos, experiências, mentorias e networking. Em geral, o investidor anjo entra logo após a fase inicial de uma empresa. Esse termo surgiu nos anos 20, nos teatros da Broadway, na cidade de Nova Iorque. Na época, os empresários bancavam a produção dos espetáculos teatrais para conseguir uma participação no retorno financeiro.
Os investidores anjo são pessoas físicas que aplicam seu patrimônio em empresas com alto potencial de crescimento e lucratividade. Eles podem ajudar bastante no surgimento de novos negócios por meio das suas redes de contatos e vivências de mercado. Caracteriza-se esse tipo de assistência como smart money, um capital inteligente e com muito valor agregado para os empreendedores.
Como funciona um investimento anjo?
O investidor aplica o capital na sua empresa em troca de ações (equity). Com isso, ele terá direito às ações preferenciais ou dívidas conversíveis em papeis. Para conseguir volumes consideráveis de dinheiro, os investidores anjo costumam fazer os aportes financeiros em grupo.
Existem várias associações e redes nesse ramo financeiro, como a Gávea Angels (RJ) e a Anjos do Brasil (SP). Contar com o apoio desse pessoal pode ser bem interessante para o seu negócio, tendo em vista que muitos entendem sobre Marketplaces e Gestão de Mudanças.
As alianças de investidores anjo representam várias pessoas que aplicam o capital nas mesmas condições e termos de um contrato. Em geral, há a figura de um líder mais experiente no assunto. Com isso, os interessados ouvem os pitches dos empreendedores e decidem se investem ou não em uma ideia.
Conforme o negócio patrocinado cresce, novas rodadas de investimento podem ocorrer no futuro. Para lidar bem com esse contexto, é legal conhecer um pouco mais sobre valuation de negócios e contratos de mútuos.
O investidor anjo tem uma participação societária minoritária no novo negócio, entre 5 e 40%, e entra com uma faixa de capital de R$ 30 mil até R$ 300 mil. Porém, ele não vira um sócio do business e não espera retornos no curto ou médio prazos. Muitos desses investidores injetam capital regularmente (cash in) e dedicam seu tempo e conhecimentos para orientar os empreendedores. O foco é que a empresa cresça de forma controlada e sustentável.
É interessante conhecer também o funcionamento dos fundos semente (seeds). Nesse caso, investe-se quantias entre 500 mil e 2 milhões de reais. Depois que o negócio cresce, pode-se procurar os fundos de venture capital, private equity e IPO. O objetivo é gerar visibilidade e conseguir entrar no radar dos investidores dispostos a aplicar mais dinheiro na sua ideia.
Como atrair um novo investidor?
Confira, agora, as 4 características para que seu negócio atraia um investidor anjo.
1. Inovação
Um negócio inovador pode ser bastante atraente e atender às demandas reprimidas em certos nichos do mercado. Para tanto, é preciso entender a lógica por trás da logística 4.0 e e-commerces e se familiarizar ainda mais sobre as tendências do atendimento omnichannel. Trata-se de uma forma de mostrar aos investidores anjo um pouco de profissionalismo, atualização e credibilidade da sua ideia de negócio.
Pensar em termos de inovação requer também prototipar aquelas ideias e planos mais amadurecidos. Esse esforço é para você visualizar com clareza os possíveis resultados do seu negócio, os escopos de atuação e as principais barreiras do mercado. Apesar de os investidores anjo não visarem ao lucro no curto prazo, é preciso passar uma visão sólida e inovadora do seu projeto e não gerar aquela impressão de empreendimento mais do mesmo.
2. Escalabilidade
Um negócio escalável é aquele capaz de crescer de forma orgânica, controlada, natural e sem depender de grandes aportes financeiros, esforços excessivos ou períodos de tempo muito longos. A escalabilidade tem uma relação muito próxima com os negócios online e infoprodutos. É preciso mostrar ao investidor anjo que a sua ideia está à frente do mercado e pode explorar áreas de conhecimento com baixa concorrência.
Por exemplo, usar chatbots no atendimento aos clientes é uma boa tática e ainda pode deixar mais capital livre para as demandas prioritárias. Conhecer as ideias da Gestão 360° também é legal porque você mostra ao investidor anjo uma preocupação com o clima organizacional e com o seu capital humano. Todos esses conhecimentos são maneiras de representar uma solução de mercado escalável e inovadora.
3. Planejamento
Um plano de negócios bem-estruturado é essencial para que os investidores anjo consigam ter a mesma clareza que você tem sobre o seu negócio. Para tanto, é preciso pensar nas estratégias de marketing, jornada do consumidor, funil de vendas, indicadores de viabilidade e gestão da produção. Trata-se de uma tarefa não trivial, mas necessária para visualizar as oportunidades, riscos, vantagens e vulnerabilidades da sua ideia de negócio.
Um bom planejamento viabiliza uma gestão integrada do seu ecossistema de negócios e ainda contribui para o nascimento de produtos inovadores e de soluções escaláveis. Isso reforça a importância de manter o aprendizado contínuo e de, sempre que possível, procurar a ajuda de especialistas e de pessoas com mais vivência de mercado.
4. Engajamento
Esta é uma característica fundamental quando se quer vender uma ideia para os futuros investidores anjo. É preciso, de fato, que você acredite no potencial do seu negócio e tenha cada vez mais clareza sobre os passos que a sua empresa precisa para crescer e se diferenciar no mercado. É legal também fazer benchmarking com empreendedores mais experientes e ver quais insights se aplicam à realidade do seu projeto.
Muito bem, essas são as principais informações que você precisa saber sobre o papel do investidor anjo no seu negócio. É bem interessante você frequentar eventos presenciais, webinars, lives e cursos de empreendedorismo para se manter sempre capacitado e conhecer pessoas dispostas a investir nas suas ideias.
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