O que é e como a transformação digital impactou o mercado e a indústria?

Você sabe o que é a transformação digital e como ela vem impactando o mercado e a indústria? Esse processo se trata da reestruturação das atividades em uma organização, utilizando a tecnologia como engrenagem central de todo o planejamento para proporcionar maior produtividade às empresas.

Por isso, para realizar essa transformação, é preciso realizar diversas alterações na estrutura atual da sua empresa, adaptando a tecnologia no seu modelo de negócio. Esse processo requer uma mudança radical, exigindo tempo e paciência para começar a notar os seus benefícios.

Por ser um assunto que está começando a ganhar força, muitas empresas acham que a transformação digital é exclusiva de negócios que trabalham com tecnologia. Acontece que essa solução é capaz de agregar valor a qualquer segmento no mercado.

Continue a leitura e entenda como a transformação digital vem impactando o mercado e a indústria!

Qual a importância da transformação digital?

Pensar no processo de transformação digital para o seu negócio é um ponto importante em diversos aspectos para a empresa. Esse conceito se tornou necessário para trazer resultados mais expressivos para as organizações, possibilitando sobreviver no mercado.

Com a chegada da quarta revolução industrial, a tecnologia se tornou quase que uma obrigação quando o assunto é automação de processos e otimização de resultados. Por isso, o planejamento é essencial para que as empresas consigam se preparar para a demanda tecnológica e, também, elevar a sua importância dentro do negócio.

Além disso, é importante lembrar que a transformação digital não se trata apenas da tecnologia e, por isso, é possível afirmar que esse conceito tem base em três pilares.

Pessoas

Os membros das equipes são a base de toda a transformação digital na empresa. A estrutura da organização e a sua cultura interna são aspectos importantes para projetos que desejam implementar a tecnologia na organização.

Negócio

Ter uma estratégia bem estruturada é essencial para implementar a transformação digital na empresa. Assim, é possível impulsionar o negócio e o desenvolvimento de novos modelos de negócio.

Tecnologia

Não é possível revolucionar a forma como as empresas lidam com os seus processos sem a tecnologia. Existem tendências, como a internet das coisas ou a inteligência artificial, que são fundamentais para alavancar os resultados das organizações e conquistar patamares ainda melhores.

Qual o impacto da transformação digital no mercado?

Mesmo que de forma sutil, a tecnologia vem impactando cada vez mais o mercado em diversos segmentos. A implementação de soluções tecnológicas se tornou um ativo de valor para as empresas, possibilitando maior agilidade e praticidade durante o dia a dia do negócio.

Com a transformação digital, as pessoas conseguem realizar processos que antes demoravam demais, em menor tempo. Além disso, o grande volume de dados que circulam na rede é muito superior e está em constante crescimento.

Com a praticidade que a tecnologia traz, o nível de exigência do público está em evolução. E ninguém quer ter uma experiência de consumo ultrapassada! A praticidade que os avanços tecnológicos trazem, como a automatização de processos, oferece um conforto sem igual, principalmente se comparada com o passado.

Assim, a evolução tecnológica possibilita que as empresas encontrem novos meios para solucionar os seus problemas, trazendo formas de adaptar o modelo de negócio às novas demandas.

Dessa forma, os avanços tecnológicos disponibilizam ferramentas eficientes que permitem a coleta de dados confiáveis. Eles são indispensáveis para que os gestores tomem as melhores decisões.

Quais os impactos da transformação digital na indústria 4.0?

É possível afirmar que a transformação digital é a responsável pelas principais mudanças que levaram à quarta revolução industrial. Por conta dos avanços tecnológicos, as empresas se veem em um cenário em expansão, onde a adaptação do modelo atual de negócio é essencial para a sobrevivência no mercado.

Outro ponto marcante da transformação digital na indústria 4.0 é a interligação entre os diversos processos que são realizados constantemente nas empresas.

Assim, por meio dessa combinação, é possível observar ganhos expressivos no desempenho das organizações. Esses benefícios são percebidos em diferentes setores da empresa, otimizando consideravelmente os resultados.

As evoluções tecnológicas disponibilizam uma série de ferramentas para as empresas que permitem realizar a coleta e a análise de dados confiáveis. Dessa forma, os gestores têm maior segurança durante as tomadas de decisões, possibilitando resultados melhores para os seus negócios.

Quais são as tecnologias da transformação digital?

Apesar da transformação digital não girar em torno apenas da tecnologia, existem alguns avanços tecnológicos que são essenciais para otimizar todo o processo de implementação desse conceito nas empresas. Confira a seguir os principais!

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que conquistou o seu espaço no mercado. Por isso, para as empresas que ainda estão definindo como vão modernizar a sua infraestrutura, a cloud computing pode ser um ótimo começo para esse processo.

Além do armazenamento em nuvem, as empresas que usam essa tecnologia contam com diversos benefícios que podem ser aplicados diretamente no seu modelo de negócio. Um ótimo exemplo são os SaaS (Softwares as a Service), em que o usuário não precisa realizar nenhuma instalação para ter acesso ao software ou solução da empresa.

Assim, as tecnologias em nuvem possibilitam também às empresas pagarem apenas pelo que é de fato usado. Outro ponto de destaque é que ao usar a cloud computing, a sua equipe de TI passa a ter recursos disponíveis para utilizar, direcionando o seu foco para tarefas mais urgentes. Isso acontece porque toda a infraestrutura em nuvem é de responsabilidade da empresa que fornece o serviço.

ERP

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio. Ela é um excelente meio de otimizar a gestão da empresa, trazendo ótimos resultados para as organizações que implementam essa solução.

Com um ERP é possível realizar a integração de setores, otimizando a produtividade das diferentes equipes que compõem toda a operação do negócio. Essa ferramenta também é uma ótima solução para a padronização de atividades, além de providenciar maior controle do negócio e disponibilizar um histórico completo sobre os processos.

Por isso, usar um sistema ERP é essencial para uma transformação digital eficiente nas empresas. Quanto maior for a agilidade e o pioneirismo das organizações, melhor é o posicionamento de mercado das marcas, melhorando a competitividade e destacando o negócio com mais sucesso.

Mídias sociais

A crescente demanda pelas mídias sociais — como o Facebook ou o Instagram — proporciona uma excelente oportunidade para as empresas otimizarem o relacionamento entre a marca e o seu público. Por meio delas é possível ter uma relação muito mais direta e próxima com a audiência.

Isso dá possibilidades inéditas de traçar estratégias para aumentar a lucratividade do negócio, principalmente pela ótima capacidade de segmentação que as redes sociais trazem para os empreendimentos. Não há uma organização que deseja implementar a transformação digital que não se encontra nas mídias sociais!

Elas se tornaram o principal gatilho para alcançar e se aproximar do público de uma forma mais saudável. A possibilidade de interação com a sua audiência é a melhor forma de esclarecer dúvidas, solucionar problemas e divulgar os seus produtos e serviços. Assim, além de fortalecer o laço entre consumidores e a marca, é possível manter uma presença digital, expandindo a visibilidade do seu negócio on-line.

Big Data

Não é nada fora do comum encontrar no mercado negócios que usam dados para tomar decisões mais eficientes e conquistar resultados mais expressivos. O Big Data é justamente o nome usado para o grande volume de informações que são geradas constantemente.

Como forma de melhorar a sua inteligência de mercado, muitas empresas aproveitam os dados em seu planejamento estratégico. Informação é poder e, quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado e o seu público, melhor vai ser o direcionamento dos seus esforços na hora de alcançar o sucesso.

Mobilidade

Uma modernidade tecnológica que simplesmente não deve ser ignorada pelas empresas: a mobilidade. Os dispositivos móveis trazem um conforto sem igual para o público, possibilitando acesso a diversos serviços onde quer que estejam. Por isso, é impossível pensar nessa característica apenas como uma intermediária entre o usuário e a marca.

Na transformação digital, a mobilidade vai além disso, permitindo novas soluções dentro do ambiente de trabalho das empresas. Isso facilita uma série de processos que antes exigia uma ação presencial para ser realizada, como o controle de estoque.

Essa importância do DRP é justamente por ser um sistema de gestão de logística, garantindo um ótimo diferencial competitivo e melhorando a organização e a disponibilidade dos produtos nas prateleiras.

Quais são os novos modelos da transformação digital?

Para realizar a transformação digital na empresa, é preciso entender que esse processo não é responsabilidade única do setor de TI. Ele deve contar com a participação de toda a organização, garantindo que seja implementado com sucesso.

Dessa forma, a ausência de um líder durante esse processo pode acabar se tornando um grande desafio para a empresa. Por isso, existem alguns novos modelos da transformação digital que você deve ficar atento quando for implementá-la em seu negócio.

Cultura empresarial

É comum que muitas pessoas não reajam bem às mudanças. O processo de transformação digital é justamente isso, adaptar a forma como a empresa opera, buscando a otimização dos processos e a conquista de resultados melhores.

Portanto, é preciso direcionar uma abordagem centrada nos membros das equipes que compõem a sua empresa. É importante lembrar que são os seus colaboradores os responsáveis pelo andamento do seu projeto.

Assim, uma estratégia bem elaborada é essencial, fortalecendo a cultura de aprendizado e a adaptação dos seus times. A evolução tecnológica é constante, por isso, manter-se atualizado é a melhor forma de evitar dúvidas e entender perfeitamente as atividades do consumidor digital.

Gestão das empresas

Pensar na transformação digital é uma atividade que exige bastante planejamento. Por isso, é preciso considerar que a implementação de novos sistemas dentro da sua empresa podem abalar a rotina atual do seu negócio se ela for feita sem um planejamento.

O engajamento dos colaboradores é indispensável para o sucesso dessa operação e, por isso, deve ser uma prioridade durante o processo. Assim, você deve considerar uma nova gestão e os novos cargos e funções que ela vai exigir para o seu funcionamento.

Modelo de negócios

Outro ponto que você deve ficar atento ao planejar a transformação digital em sua empresa é o seu modelo de negócio atual. Esse tipo de estratégia muda completamente o rumo das suas atividades, exigindo uma adaptação à realidade de forma que não prejudique o seu negócio.

Nesse sentido, é preciso considerar alguns aspectos, como o crescimento do seu alcance digital ou até mesmo como vai ser feita a transição para as atividades digitais. Para muitos, essas mudanças podem ser um grande problema. É preciso considerar a melhor forma como a empresa pode receber a tecnologia e quais pontos exigem maior cuidado.

Relação com os consumidores

É inegável que as tecnologias mudaram completamente a forma como as empresas se relacionam com o seu público. O que antes era apenas a marca transmitindo uma mensagem unilateral para os consumidores se tornou uma comunicação bilateral.

Hoje, com os diferentes canais de comunicação, é possível observar o público expressando a experiência que teve com a sua empresa. Esse tipo de avaliação acaba se tornando em uma poderosa ferramenta de marketing, sendo muito mais influente até mesmo que a propaganda.

Contratação e serviço externo

Uma dúvida recorrente que muitos empreendedores têm ao considerar a implementação da transformação digital é justamente se devem contratar novos colaboradores ou capacitar aqueles que já trabalham na empresa.

O envolvimento das equipes é indispensável durante todo esse processo, sendo crucial para o seu sucesso. Por isso, iniciar um processo seletivo para trocar os seus funcionários atuais pode ser um grande problema.

É preciso considerar que a evolução dos seus times é o que vai determinar o sucesso da sua estratégia. Por isso, o treinamento e capacitação acaba sendo a opção mais válida durante a transformação digital. Isso garante uma equipe alinhada às novas demandas e com o objetivo do seu projeto.

Quais são os desafios no caminho da transformação digital?

Nenhum processo de transformação é livre de desafios. Por isso, é preciso estar preparado para enfrentar os obstáculos que separam o seu negócio do sucesso. Conheça alguns deles!

Falta de iniciativa

Talvez esse é desafio mais clássico que muitas empresas acabam enfrentando durante a transformação digital. Muitos negócios, mesmo aderindo à tecnologia, ainda são menos digitalizados que os demais. Acontece que depender única e exclusivamente de ações isoladas não é a solução para esse processo, exigindo mais iniciativa dos líderes para que as suas ações deem certo.

Dificuldades técnicas

Não contar com colaboradores qualificados é outro aspecto negativo que pode causar uma série de transtornos durante o processo da transformação digital. Portanto, a busca por profissionais capacitados ou o investimento em treinamentos adequados é a forma mais segura de evitar dores de cabeça.

Sem esse tipo de preparo, você dificilmente terá resultados positivos, já que todas as soluções que foram planejadas para o projeto não vão ser realizadas adequadamente.

Reputação e segurança

Quando o assunto é segurança, existe uma preocupação real sobre o tema. Muitos consumidores temem que as soluções digitais não garantam uma proteção adequada às suas informações, colocando em risco os dados fornecidos.

Isso é refletido no constante temor que as empresas têm em relação à reputação da sua marca, já que possíveis ataques virtuais podem ocasionar o vazamento de dados e prejudicar a sua imagem. Essa preocupação é bastante comum, principalmente em negócios que lidam com grandes volumes de dados constantemente.

Dessa forma, o investimento em meios de proteção de qualidade e em certificados de segurança é o caminho ideal de trazer mais confiança para o seu público, garantindo um ambiente protegido para os seus dados.

Data Silos

Quando uma empresa atua em diferentes canais de comunicação, ocorre uma consequência que pode ser negativa para alguns tipos de negócio: o Data Silos. Trata-se de dados soltos que impossibilitam a consistência, sendo gerados sempre que um sistema é incompatível ou quando não há uma integração com os demais.

Garantia de retorno

Implementar a transformação digital em seu negócio é um processo que exige paciência. É difícil analisar os resultados em curto prazo e não sentir que o seu investimento está tendo um retorno ideal para o sucesso da sua estratégia.

Porém, é preciso entender que, em um cenário de transformação total, dificilmente você vai perceber os benefícios da tecnologia de imediato. É necessário tempo e adaptação, já que essa iniciativa tem a finalidade de prolongar a saúde do seu negócio por muito mais tempo.

Cultura da empresa

A cultura empresarial é um fator capaz de determinar o modelo dos projetos planejados que vão ser desenvolvidos pela empresa ou descartados. No caso da transformação digital, o abandono é a situação mais provável.

Nesse cenário, os gestores devem direcionar os seus esforços em mudar alguns aspectos da cultura da empresa, antes mesmo de iniciar o planejamento do processo de transformação digital, e colocá-los em ação.

Problemas de TI

As tecnologias que vão compor a transformação digital necessitam de um setor de TI capacitado para garantir a sua eficiência. Por isso, essa área tem uma atuação indispensável durante todo o processo. O ideal é que a empresa busque a capacitação dos profissionais de forma que eles tenham maior domínio sobre as soluções que vão ser implantadas.

Quais são as 4 tendências da transformação digital?

A adaptação é uma parte importante durante a transformação digital em uma empresa. Logo, não há nada melhor do que conhecer as principais tendências que estão ganhando força para adaptar o seu negócio.

Isso permite preparar a sua empresa para o que está por vir, ficando um passo à frente da concorrência. Confira as principais novidades da transformação digital!

1. Internet das coisas

A internet das coisas, ou IoT, é um conceito amplo que vem se popularizando e ganhando nicho a cada ano. Trata-se da conexão de diferentes interfaces em objetos do nosso cotidiano, como geladeira, fogão, aquecedor etc.

Assim, ao combinar essas interfaces às já conhecidas, como nos dispositivos móveis, é possível realizar a coleta e a análise de dados em tempo real e usá-los para criar respostas adequadas aos padrões de consumo do público.

Isso permite que as empresas direcionem o seu foco em meios efetivos de oferecer mais valor para o seu público, usando os dados como fonte durante a criação de experiências personalizadas.

2. Realidade virtual e aumentada

A tecnologia de VR e AR vem revolucionando a forma como as empresas traçam as suas estratégias de marketing, trazendo resultados mais expressivos para os negócios. Elas são capazes de transformar o local de trabalho, disponibilizando maneiras criativas e únicas de entregar os produtos e serviços da organização ao seu público.

A realidade aumentada, por exemplo, já é usada por empresas para simular objetos virtuais em um ambiente físico, dando ao usuário a ideia de como ficaria o produto em determinado local. Essa tecnologia se tornou um grande atrativo para os e-commerces e lojas virtuais, já que ela é capaz de saciar diversas dúvidas dos consumidores antes de concretizarem uma compra.

3. Big Data e data-driven marketing

O volume de dados gerados na rede cresce constantemente. Com base nessa grande quantidade, muitas empresas usam ferramentas para analisar e transformar esses materiais em insights valiosos para o negócio.

Assim, o Big Data e o data-driven marketing possibilitam que os gestores tomem decisões com maior segurança e confiança, totalmente baseado nos dados e informações analisadas.

4. Automação de marketing

É inegável a eficiência da automação. Ela facilita toda a execução das tarefas e processos, possibilitando que os colaboradores tenham mais tempo para exercer outras atividades mais urgentes e estratégicas.

O mesmo acontece com as ações de marketing. Aqui, é possível trazer mais desempenho para o seu time, otimizando os processos diários e providenciando uma personalização mais eficiente do seu atendimento e serviços.

Isso gera uma melhora considerável na experiência dos seus consumidores, já que as suas ações vão ter base nas informações do seu público. Assim, é possível ter uma comunicação mais efetiva e individual, aprimorando por completo toda a jornada de consumo do usuário.

Existem diversas ferramentas de automação, cada uma com um objetivo específico. Por isso, tenha em mente os seus objetivos e procure por uma solução adequada à realidade do seu negócio.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a transformação digital! Como citamos durante este texto, o sistema ERP é uma ferramenta essencial para a gestão de uma empresa. O nosso software foi adaptado de forma que ele atenda às novas necessidades das organizações durante o processo de implementação da transformação digital.

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