O que você precisa saber sobre plataforma para e-commerce integrada!

Trabalhar com o comércio virtual é um processo que exige bastante planejamento para conseguir alcançar o sucesso. Esse modelo de empreendimento conquistou o seu espaço no mercado. Atualmente, mais de 20% da população global já realiza as suas compras online. Além disso, as previsões desse cenário são bastante positivas para os anos seguintes.

Para garantir um empreendimento eficiente, o investimento em uma plataforma para e-commerce é indispensável. Ela é a peça principal para qualquer comércio eletrônico de respeito e é responsável por toda a gestão das lojas virtuais. Pensando na importância desse sistema para o seu negócio, separamos tudo o que você precisa saber sobre uma plataforma para e-commerce integrada, como ela funciona e as suas principais funcionalidades. Confira!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Antes de começar o seu negócio virtual, você precisa considerar todas as opções que possibilitem otimizar o seu trabalho de gestão. Esse tipo de sistema conta com todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento de um comércio eletrônico de forma eficiente. Isso significa que você terá à sua disposição tudo o que precisa para disponibilizar um serviço eficiente ao seu público, com total praticidade durante o processo.

Com uma plataforma para e-commerce, você consegue uma série de benefícios indispensáveis para o sucesso do seu negócio, como:

  • gestão otimizada do estoque e precificação;
  • controle sobre meios de pagamentos;
  • acompanhamento do desempenho da sua loja virtual;
  • inclusão e exclusão de produtos de forma facilitada;
  • integração com mídias sociais e com outros sistemas.

Começar a vender pela internet é um processo que requer muita dedicação. Escolher uma plataforma capaz de atender todas as necessidades do seu projeto é muito importante para conquistar o sucesso.

Do ponto de vista dos consumidores, existem algumas demandas que devem ser consideradas. A disposição dos produtos, a segurança do ambiente digital, a praticidade e a variedade de meios de pagamentos são partes fundamentais que destacam um e-commerce de sucesso.

Por trás desses pontos, está justamente uma gestão eficiente e inteligente do negócio. Com uma plataforma integrada, você vai ter maior controle sobre os principais aspectos da sua loja virtual, otimizando todo o desempenho das suas páginas e abrindo novas oportunidades de vendas para o seu empreendimento.

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de plataformas para e-commerce. Separamos as principais para você entender as diferenças entre elas.

Plataformas SaaS

Nesse tipo de plataforma, é possível se livrar de custos com infraestrutura de servidor ou até mesmo de atualizações dos sistemas. Aqui, está incluso tudo o que é necessário para o funcionamento da sua loja virtual, como a hospedagem da sua página. Com esse serviço, você é capaz de oferecer ao seu público maior qualidade de navegação, possibilitando até mesmo uma ótima velocidade em períodos de grandes picos de tráfego.

Uma plataforma para e-commerce SaaS serve como porta de entrada para quem quer começar a empreender online. Isso acontece por conta do seu custo-benefício, já que é preciso um baixo investimento para aderir a esse serviço.

Outra vantagem que esse tipo de plataforma oferece é justamente o seu valor. Muitas empresas no mercado cobram de acordo com o uso das funcionalidades do sistema. Dessa forma, você só vai pagar pelo que você está usando.

Plataformas open source

O uso de uma plataforma open source pode ser uma excelente oportunidade para quem está começando com um baixo orçamento. Elas funcionam com o código aberto, ou seja, podem ser usadas de forma gratuita. Isso não livra o seu negócio de gastos, já que é necessário também investir em implementação e manutenção dos servidores que vão suportar o seu sistema.

Normalmente, elas são lançadas por grupos de programadores que realizam a atualização do código-fonte. O grande benefício desse tipo de plataforma é que ela possibilita uma grande variedade de modificações e aprimoramentos, como no backoffice do seu e-commerce.

Apesar desse tipo de solução ser aberta para qualquer tipo de negócio, ela traz algumas restrições que podem ser um empecilho aos empreendedores. Acontece que todos os custos com manutenção, atualização, hospedagem, segurança e infraestrutura ficam a encargo da empresa. Isso pode comprometer o funcionamento, principalmente pela falta de expertise nesse tipo de administração.

Por isso, uma plataforma open source é mais indicada para quem tem conhecimento em programação ou para organizações que contam com uma equipe de TI para fazer a gestão do sistema.

Plataformas proprietárias

Para quem está com um orçamento maior para investir no seu e-commerce, esse tipo de plataforma pode ser o modelo ideal para o seu negócio. Para utilizá-las, é preciso adquirir uma licença para o uso do código-fonte. Isso dá uma garantia sobre as atualizações do sistema sempre que for necessário.

Ainda que seja necessária a assinatura da licença, esse modelo de plataforma pode demandar outros custos, como com infraestrutura e manutenção. Assim, como todo o desenvolvimento é realizado pelo proprietário do e-commerce, é possível contar com uma ótima flexibilidade na atuação.

Plataforma de desenvolvimento próprio

Como o próprio nome sugere, esse tipo de plataforma é desenvolvido para o uso do e-commerce. Assim, uma equipe técnica especializada vai desenvolver a solução pensando em todas as necessidades do seu negócio de forma que ela seja capaz de atendê-las.

Apesar do ótimo benefício de personalização livre sobre todos os aspectos da plataforma, essa solução demanda altos custos com o seu desenvolvimento. Levando em consideração o orçamento apertado, esse modelo pode não ser ideal para todos os empreendedores no mercado.

Plataforma licenciada

Ao contrário das demais apresentadas, esse tipo de plataforma para e-commerce é voltado para quem planeja investir em uma licença de um código-fonte desenvolvido por terceiros. Portanto, a empresa precisa contar com uma equipe própria de TI especializada na criação e na manutenção de comércios eletrônicos.

Como escolher uma plataforma de e-commerce?

Agora que você entendeu o que é uma plataforma para e-commerce, você deve estar se perguntando como saber qual é a melhor opção para o seu negócio, certo? Por isso, vamos explicar exatamente o que você deve considerar para escolher o sistema ideal que vai auxiliar a gestão do seu empreendimento.

A pesquisa e a análise são fundamentais antes de escolher uma plataforma. Por isso, estude os principais pontos do seu negócio online para ter um norte sobre o que você precisa para vender na internet. Inicialmente, o custo-benefício é a porta de entrada na hora de escolher o serviço mais adequado à sua realidade.

Também existem ferramentas que são indispensáveis para qualquer e-commerce. Ter em mente o que pode auxiliar o seu negócio e trazer ótimos resultados em troca é essencial durante o seu planejamento. Com tudo anotado, você evita problemas com uma plataforma incompleta, evitando migrações entre serviços.

Apresentamos algumas características que não devem faltar em nenhuma hipótese em uma ótima plataforma para e-commerce. Veja!

SEO

As boas práticas de SEO são indispensáveis para quem produz conteúdos para a internet. Elas são responsáveis pelo ranqueamento das páginas nos buscadores, destacando os melhores resultados para os usuários. Ter uma loja virtual bem construída e atrativa pode ser uma peça fundamental para o sucesso. O problema é que isso tudo pode ser em vão se ela não for destacada nos mecanismos e busca.

Contar com uma plataforma para e-commerce que ofereça ferramentas de SEO é a forma ideal de colocar o seu site em destaque, principalmente para quem está começando o seu empreendimento. Mesmo para lojas já consolidadas no mercado virtual, essas práticas são essenciais para manter o seu negócio no topo dos buscadores.

Navegabilidade

Nenhum usuário sentirá prazer ao navegar em uma página confusa e desarrumada. Uma boa plataforma para e-commerce possibilita desenvolver um site totalmente intuitivo e agradável de ser acessado. Outro ponto que você deve considerar é ao otimizar a UX e a UI com um ambiente totalmente mobile friendly.

Velocidade de carregamento

Toda a experiência de compra pode ser arruinada se as suas páginas demorarem tempo de mais para carregar. Mesmo que você disponibilize as melhores ofertas e os melhores preços, esse problema pode trazer diversas consequências negativas para o seu empreendimento.

Uma ótima plataforma deve disponibilizar toda a estrutura necessária para evitar lentidão durante a navegação dos usuários. Mesmo em épocas de promoções, é preciso contar com um serviço capaz de atender a altas demandas sem comprometer a velocidade de navegação.

Segurança

Um grande empecilho que muitos consumidores acabam encontrando ao realizar uma compra online é em relação à segurança do ambiente digital das lojas. O receio acaba comprometendo a decisão dos clientes, muitas vezes abandonando o carrinho e desistindo da aquisição. Garantir a tranquilidade ao seu público é um processo muito importante para o sucesso do seu empreendimento.

Providenciar um ambiente totalmente seguro depende muito da plataforma que você escolher. Contar com recursos antifraude e que garantem o total sigilo das transferências é indispensável para trazer mais tranquilidade aos seus consumidores.

Meios de pagamento

Disponibilizar uma boa variedade de meios de pagamento é uma excelente forma de satisfazer o seu público e atrair novos clientes para o seu empreendimento online. Por isso, eles devem ser 100% confiáveis, sigilosos e garantir transparência para os consumidores.

Uma ótima plataforma para e-commerce deve ser capaz de atingir todas essas características, além de disponibilizar total controle da operação para você. A avaliação sobre todos os aspectos do serviço, bem como de que forma eles podem atender às suas necessidades, é muito importante durante o planejamento.

Por que a plataforma de e-commerce deve ser integrada?

A gestão de um e-commerce exige dos gestores total dedicação aos seus diferentes setores, como o estoque e a equipe de TI, por exemplo. A falta de comunicação muitas vezes pode ocasionar uma série de problemas para o negócio, gerando prejuízos no processo.

A integração é fundamental para fortalecer a comunicação entre os sistemas e os setores do seu negócio. Assim, você passa a ter maior controle sobre o que entra e o que sai do seu comércio eletrônico, bem como identifica mais facilmente os problemas e agiliza soluções em tempo hábil.

Em muitos comércios eletrônicos, é comum aderir a diferentes tipos de ferramentas e aplicações para executar as suas operações. A ausência da integração pode resultar em uma experiência desconectada em todo o seu negócio. Ao combinar todo o funcionamento do seu site e os demais canais de vendas, é possível alcançar resultados superiores para o seu empreendimento.

A possibilidade de integração da sua plataforma com outras ferramentas, como um sistema de ERP, operadores logísticos, entre outros, gera ótimas oportunidades de direcionar os seus esforços a outras atividades relacionadas ao seu negócio.

Além disso, você também pode realizar a integração multicanal para otimizar a sua comunicação com o público, disponibilizando um atendimento ao cliente otimizado. Essa centralização de operações é essencial para o sucesso, facilitando toda a gestão do seu empreendimento de forma automatizada.

Como funciona a plataforma integrada?

Ao contrário das demais, a plataforma integrada conta com o grande benefício de centralizar outros sistemas e ferramentas. Isso possibilita uma série de benefícios para os gestores de e-commerce, como a automatização de operações e integração dos canais de vendas.

Assim, basta você realizar a assinatura do serviço — podendo até mesmo usar o seu próprio domínio e subdomínio — e começar a se beneficiar com todas as funcionalidades que uma plataforma integrada disponibiliza para o seu negócio.

Quais são as funcionalidades que esse tipo de solução oferece?

Agora que você entendeu a importância de uma plataforma para e-commerce integrada, veja como ela pode otimizar o seu negócio e aprimorar os seus resultados!

Visão 360º

Existem soluções para integrar à sua plataforma para e-commerce que possibilitam benefícios incríveis ao seu negócio. Com algumas ferramentas, é possível ter uma visão 360º sobre o seu negócio. Ou seja, você terá um panorama mais amplo sobre questões como o faturamento, além de poder acompanhar as suas vendas e o valor de ticket médio, por exemplo.

Contar com uma ferramenta que amplie os seus horizontes também serve para analisar com maior precisão o mercado competitivo. A possibilidade de estudar e comparar resultados de outras lojas do mesmo segmento que a sua abre as portas para ótimas oportunidades de direcionar os seus esforços com maior precisão.

Basear as suas decisões em dados concretos é um grande diferencial competitivo. O planejamento estratégico se mostra muito eficiente para negócios data driven, possibilitando também melhorar o posicionamento da sua marca no mercado. Isso dá abertura para você se posicionar melhor com maior sucesso que as demais marcas concorrentes e ainda conquistar um número maior de clientes.

Relatórios

Contar com um sistema ERP é muito importante para o seu negócio, já que ele é capaz de automatizar diversos aspectos da sua gestão. Além disso, ele também pode gerar, com total facilidade, os relatórios financeiros sobre o seu negócio. Muitas empresas acabam analisando o andamento do seu negócio apenas pelo número de vendas, o que torna esse erro bastante comum no mercado.

Dessa forma, com a integração da sua plataforma com um ERP, você consegue dados concretos sobre as suas vendas, podendo gerenciá-los pelo próprio sistema. É possível também enviar as informações de cobrança diretamente para os consumidores ou à loja responsável pela comunicação de relacionamento com os clientes.

Os relatórios emitidos também fornecem informações valiosas, como o fluxo de caixa do seu negócio, as cobranças pendentes, os centros de custos e os demonstrativos de resultados. Com essa transparência sobre todas as suas transações financeiras, você passa a ter maior controle sobre a gestão do seu negócio, evitando prejuízos e outros problemas no processo.

Integração multicanal

A falta de comunicação entre os diferentes canais que integram um negócio pode ser bastante prejudicial para o seu empreendimento. Por isso, a integração é essencial para facilitar todo o processo de relacionamento com os clientes. Isso significa que é possível unificar todas as informações sobre o seu público em um único sistema, garantindo que o seu suporte sempre estará pronto para providenciar a melhor assistência possível.

Dessa forma, se o seu consumidor entrou em contato pelo telefone sobre um problema que teve com um produto, ele não vai precisar repetir tudo de novo caso continue com o mesmo defeito. A centralização de dados se torna uma grande aliada na hora de otimizar o relacionamento com clientes e receber ótimos feedbacks como retorno.

Trazer novas possibilidades para os clientes é a melhor forma de fidelizá-los. Por isso, investir na integração multicanal é um processo bastante valioso. Caso o seu negócio opere com loja física e virtual, é possível disponibilizar novas formas de consumo para o seu público. Um exemplo disso é quando um cliente faz uma compra online e precisa trocar o produto, podendo ir até um varejo da sua marca realizar a troca.

Importação de produtos

O uso da tecnologia tem como principal objetivo a simplificação de diferentes processos para as empresas. No cenário dos e-commerces, o processo é o mesmo. Ganhar tempo é um meio extremamente eficiente de otimizar a produtividade do seu negócio, possibilitando direcionar esforços em estratégias e ações para converter e atender os consumidores.

Existem ferramentas que dão a possibilidade de realizar uma importação de dados em massa sobre todos os produtos comercializados em sua loja. A transparência é fundamental quando se vende online, já que, em muitos casos, um dos motivos de desistência da compra é causada pela falta de informações sobre determinada mercadoria.

Soluções de marketing

Nenhum negócio consegue prosperar sem uma boa ação de marketing. A divulgação é essencial para alcançar o seu público e fazer com que a sua marca esteja em destaque com a sua audiência. A integração da sua plataforma para e-commerce é indispensável para coletar dados valiosos sobre os seus clientes e planejar estratégias mais eficientes.

Existem algumas perguntas que você deve fazer para si mesmo ao planejar uma estratégia de marketing. Por isso, questione como o seu público pode chegar até você, como é possível manter o relacionamento com eles e como impulsionar as taxas de conversão em vendas. Com isso em mente, você já tem a bala na agulha para alcançar o sucesso com os seus esforços de marketing.

Redução do custo do estoque

Como os varejos físicos, os e-commerces também dependem do estoque para concretizar vendas. A ausência ou o excesso de produtos trazem sérios problemas para a gestão financeira e, por isso, devem ser evitados a qualquer custo. Ao utilizar as informações sobre a disponibilização de produtos, é possível analisar a movimentação de mercadoria e determinar a necessidade de compra ou ofertas.

Com um comércio eletrônico que tem mercadorias mais variadas, o controle precisa ser ainda mais apurado. Uma gestão de estoque mais aprofundada previne uma imobilização de capital parado e evita prejuízos com mercadorias defasadas. Uma plataforma integrada se torna a grande aliada dos empreendedores, já que é possível ter total controle sobre a entrada e a saída de mercadorias por meio de um ERP.

Esse tipo de sistema disponibiliza informações como vendas em determinado período e estoque mínimo para atender as demandas, por exemplo. Dessa forma, é possível garantir a disponibilidade de mercadorias para o seu público e ter uma rotatividade saudável em seu estoque.

Checkout transparente

Contar com uma ótima plataforma para e-commerce é indispensável para otimizar toda a experiência de compras dos seus clientes. A etapa de pagamento, que ocorre no final da jornada dos seus consumidores, muitas vezes envolve um processo um tanto quanto desagradável. Ao optar por meios de pagamento como Paypal ou PagSeguro, o usuário é enviado para outra tela em que ele terá que inserir seus dados para, então, voltar à sua loja virtual.

A plataforma para e-commerce torna esse processo menos frustrante para os usuários. Assim, toda configuração de pagamento disponibilizada pelo seu negócio é feita dentro da própria página do seu site. Isso evita navegação para outros endereços, independentemente do método escolhido pelo usuário.

Pronto! Agora você conferiu tudo o que precisa saber sobre plataforma para e-commerce integrada! Alcançar o sucesso não é um trabalho fácil, mas, com as ferramentas certas, a jornada é bem mais tranquila. Contar com um ERP é o auxílio perfeito que o seu comércio eletrônico precisa. Nesse caso, procure fechar parceria com uma empresa qualificada e de confiança, garantindo uma solução eficiente para o seu negócio.

Por isso, aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e confira como as nossas soluções podem aprimorar o seu e-commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *